photo flash_topo_zps384zfbpp.jpg

Terra das Letras

Casa dos Poetas | 19:17 | 0 comentários

A criação é uma marca da identidade do sertaniense.Os autores se multiplicam em diversas áreas, quer seja na prosa, na poesia, na dramaturgia e até nas composições musicais.

Sertânia é considerada cidade- referência Nacional em literatura e leitura, com a conquista do Prêmio Nacional Viva a Leitura 2009, dos Ministérios da Educação e da Cultura, através do Projeto FLIS- Festival Literário do Sertão, pelo professor e poeta Josessandro Andrade.

O Município desenvolve em parceria com o Ministério Shalon, o O Projeto Eu gosto de ler, que tem levado atividades de Contação de histórias , peças teatrais, dinâmicas, distribuição de livros, oficinas de leitura e rodas de leitores, além de noções de higiene pessoal e orientação sobre o uso de drogas. Ação tem sido desenvolvida em bairros da periferia, povoados e sítios da zona rural. Alunos sertanienses tem participado do Concurso Ler bem e obtido premiações nos mesmos.

A cidade é considerada a "Terra das Letras", não só pelo destaque em leitura, mas também por sua vasta e impressionante produção literária, que é reconhecidamente relevante. Com premiações a nível nacional e no estado, os escritores sertanienses brilham no conto, no romance, nas memórias ,no ensaio. (ver link Capital da literatura do Sertão Pernambucano) , na poesia( Berço de Poetas Escritores).Cerca de 50 autores sertanienses possuem livros publicados , o que totalizam mais de 100 livros editados.

A esta devemos somar uma premiada e robusta dramaturgia, com autores teatrais que somam mais de duzentos peças teatrais, das quais mais de trinta já foram encenadas a nível local e regional. Como autores teatrais devemos mencionar Waldemar Cordeiro, Monsenhor Urbano de Carvalho,Marcos Cordeiro,Marcos Freitas,Wilson Freire, Zito Jr., Marcelino Freire, Flávio Magalhães, Josessandro Andrade , Paulo Fernando e Wilton Augusto.

Nas Canções, temos também um campo bastante fértil. Na música Francisquinho, compositor e regente da Orquestra Marajoara(uma das melhores do Nordeste) É o grande nome, merecendo destaque Adilson Medeiros, Cristina Amaral, , Reginaldo Siqueira, Lailton Araujo e Banda Moxotó, Roberto Lopes, Andrade De Sertânia, Luiz Wilson, Chico Arruda Charuto, ,Hugo Araujo, Daniel Medeiros, Forró Pathouly, Rona Lopes, Tiago Patriota, Calu Vital, Deodato, César Amaral, Torino Paes., André Pinheiro. Como compositores Wilson Freire, Antônio Amaral, Waldemar Cordeiro, Anacleto Carvalho, Walmar, ,Walter Amaral, Jailson Santana, Duval Brito, Jairo Araujo, Gato Novo, Dodó, Guri, Gripa de Sertânia, Vasconcelos de Sertânia e Josessandro Andrade.

Categoria:

0 comentários