Casa dos Poetas
A Casa dos Poetas é espaço Cultural, Comedoria e bar, além de ponto de encontro de escritores e artistas, mas acima de tudo lugar de resistência cultural. O Trabalho de pintura e ilustração das paredes foi produzido pelo poeta cordelista e teatrólogo Wilton Augusto, com patrocínio da Prefeitura de Sertânia, através da Secretaria de Cultura, na gestão do Secretário João Lúcio.
Possui acervos e serve de ponto para reuniões, recitais, cantorias de viola, Encontro de Toadas e pequenos shows, o local também oferecendo aos frequentadores uma exposição poética Nas paredes da Casa, em banners , uma cordelaria, mesa de Leitura, microbiblioteca e um vasto acervo da poesia sertaniense, que vai desde o Museu da Poesia , com informações didáticas sobre a poesia em geral, literatura de cordel, Toada Boca de grota e cantoria de viola Moxotesca. Está aberto diariamente para frequentadores, público em geral , inclusive para estudantes que queiram fazer pesquisa e curiosos.
Além da gastronomia do sertão do Moxotó com verdadeiras preciosidades da comedoria da região e a conhecida cachaça artesanal Moxotesca. A Casa dos Poetas consolidou-se como ponto de encontro de escritores e artistas, mas acima de tudo lugar de resistência cultural.
Sede da SAPECAS, A Casa dos Poetas possui palco onde vem sendo realizados Saraus e Shows, bem como eventos poéticos e literários dos mais diversos. Escritores , artistas e poetas nacionais e internacionais tem passado pelo espaço e aqui se apresentado tais como o Colombiano Carlos Enrique Sierra, os argentinos Juan e Jian, Os Recifenses Sideney Niceas e Nena Queiroga, Os pernambucanos Pedro Américo e Pierre Tenório, além de sertanienses radicados em outras cidades tais como Marcos Cordeiro, Antônio Jorge de Siqueira, Adilson Medeiros, Abaeté, Alberto Oliveira, Duval Brito, Vanuza Silva, Luiz Wilson, entre tantos outros de cidades vizinhas e circunivizinhas.
A Casa também sediou recitais e shows da Jornada Literária Portal do Sertão, do SESC, do Festival Pernambuco Nação Cultural e do FLIS- Festival Literário do Sertão. Anualmente ocorre a Recitânia- Encontro de Poetas e artistas de Sertânia e região, O Sarau da Resistência, que celebra a obra de Escritores, poetas e compositores e que ocorre a cada dois meses, o Projeto Pinto do Monteiro - Cantoria de Viola e Literatura de Cordel,além das festas anuais de Carnaval. São João e confraternização natalina.
Categoria: Casa dos Poetas
0 comentários